Posted in:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: O que é estudado?

homem trabalhando desenvolvimento de sistemas

A área de análise e desenvolvimento de sistemas há anos é uma das que mais cresce no segmento de tecnologia. Escolher o curso de graduação é decisão importante para o ingresso neste mercado de trabalho da tecnologia.

Porém, a grande quantidade de opções de cursos pode trazer dúvidas e conduzir a uma escolha equivocada. Muitas vezes o aluno só nota que não estudará exatamente o que ele imaginava quando já está cursando a graduação.

Este texto ajuda a esclarecer dúvidas quanto ao o que se estuda em cursos da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, visando auxiliar na escolha do curso e da melhor faculdade, além de trazer informações sobre o mercado de trabalho, carreira e salários. Neste texto você confere:

  • O que é análise e desenvolvimento de sistemas?
  • Análise e desenvolvimento de sistemas é o mesmo que ti?
  • Análise e desenvolvimento de sistemas para iniciantes, saiba por onde começar:
  • Análise e desenvolvimento de sistemas, como é o curso?
  • O que analise e desenvolvimento de sistemas estuda?
  • Porque fazer análise e desenvolvimento de sistemas?
  • Quanto tempo dura o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
  • Profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas trabalham com o que?
  • Como é o trabalho de um analista de sistemas?
  • Quanto ganha um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas?
  • Conclusão

O que é análise e desenvolvimento de sistemas?

A área de análise e desenvolvimento de sistemas possibilita analisar necessidades ou problemas, visando desenvolver soluções usando a tecnologia como ferramenta. Para tanto, utiliza a  o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas.

O ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas faz parte do segmento de estudo chamado Engenharia de Software, que é estudado em diversos cursos de graduação de tecnologia. O que diferencia um curso de graduação do outro são os seguintes pontos: foco de estudo do curso (âncora para O que analise e desenvolvimento de sistemas estuda?) e tempo de duração do curso (âncora para Quanto tempo dura o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?).

Análise e desenvolvimento de sistemas é o mesmo que TI?

homem mulher terno roupa social prancheta analise e desenvolvimento de sistemas
Homem e mulher conversando sobre análise e desenvolvimento de sistemas.

A análise de desenvolvimento de sistemas é uma área de atuação da TI – Tecnologia da Informação. Na área de análise e desenvolvimento de sistemas (âncora para o item acima) são desenvolvidas soluções/sistemas usando a tecnologia.

Quer saber mais? Quer saber por onde começar? (âncora para o item abaixo)

Análise e desenvolvimento para iniciantes, saiba por onde começar:

Como é o curso?

O curso Análise e desenvolvimento de sistemas forma Tecnólogos em Análise e desenvolvimento de sistemas. É um curso superior, ou seja, de nível de graduação, mas não é um curso de Bacharelado, como são os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, por exemplo.

O que análise e desenvolvimento de sistemas estuda?

vetores mulher roxo laranja analise e desenvolvimento de sistemas
Imagem com vetores representando uma mulher trabalhando com análise e desenvolvimento de sistemas.

Cada faculdade monta a grade do curso, mas sempre mantém o foco específico na formação da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, devendo obrigatoriamente atender às exigências descritas no catálogo de cursos de tecnologia do MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Ao consultar a descrição do catálogo vigente, nota-se que não há definição de quais matérias as faculdades devem abordar, porém, é comum encontrar similaridades entre os cursos oferecidos em faculdades diferentes, já que toda área possui uma linha de estudo quase que padrão.

A figura a seguir mostra o que estuda a análise e desenvolvimento de sistemas, segundo o  catálogo vigente.

Análise e desenvolvimento de sistemas tem muita matemática?

É muito comum a curiosidade do aluno quanto ao estudo de matemática em cursos da área de tecnologia. Normalmente a matemática está presente em todos os cursos, porém, de forma mais básica em alguns cursos.

Nos cursos de formação de Tecnólogos e no Bacharelado em Sistemas de Informação, a matemática é mais básica, por exemplo. Nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e em Engenharia da Computação há normalmente uma quantidade maior de matérias de matemática.

Esta variação está relacionada ao objetivo de cada curso e à legislação que cada formação deve seguir. A seguir falamos sobre a legislação que define as matérias e o tempo de duração dos cursos.

Quanto tempo dura o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

computador menina menino faculdade
Menina e menino conversando sobre sistemas e programas.

O tempo de duração de um curso de graduação é determinado pela quantidade de matérias que o aluno deve estudar. No caso do aluno que está estudando para ser um Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, é obrigatório que a grade do curso tenha o mínimo de 2.000 horas, ou seja, se o aluno somar as horas de todas as matérias em foi aprovado até o final do curso, esta soma deverá ser igual ou maior que 2.000 horas. Esta quantidade de horas tem duração média de 3 anos, independente se o curso for a distância ou presencial.

Os demais cursos de formação de Tecnólogos também possuem esta média de 3 anos de duração, devido todos os cursos do eixo Informação e Comunicação possuírem este mínimo de 2.000 horas na grade. Veja a seguir lista de cursos de formação de tecnólogos constantes atualmente no catálogo de cursos de tecnologia.

A legislação para os cursos de Bacharelado e Licenciatura da área de tecnologia não é orientada pelo catálogo de cursos de tecnologia, mas sim pelas chamadas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais). Para estes cursos, a carga horária a ser cumprida é maior que 2.000, por isso a duração média é de 4 anos. Há muitos alunos que preferem estudar mais um ano apenas e formar no bacharelado ou na licenciatura.

No caso do Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação o tempo de curso é normalmente de 5 anos.

Porque fazer análise e desenvolvimento de sistemas?

Como o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possui formação bem focada no segmento que lhe dá nome, ao escolher este curso, o aluno deve estar interessado na formação específica na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No entanto, não é o único curso que habilita para a atuação na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, independente se o curso for a distância ou presencial.

Quando já há a decisão pela área de atuação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, muitos ficam no dilema entre a escolha dos seguintes cursos:

Análise e desenvolvimento de sistemas ou sistemas de informaçăo?

A principal diferença é que a formação de um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas é de menor duração. Consequentemente, como o tempo do curso de tecnólogo é menor, do o alunos estuda menos matérias, ou seja, o estudo é mais focado na área que dá nome ao curso, que neste caso, é área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O curso de Bacharelado em sistemas de informação é de maior duração. O aluno estuda cerca de mais um ano. Consequentemente, a grade do curso possui mais matérias que a de um tecnólogo, o que amplia as possibilidades das áreas de atuação.

O bacharel em sistemas de informação, além da atuação área análise e desenvolvimento de sistemas, pode atuar na área área de redes, banco de dados e gestão, por exemplo. Para o curso de Bacharelado em Engenharia de Software ocorre de forma similar.

Análise e desenvolvimento de sistemas ou gestăo da tecnologia da informaçăo?

Neste caso, ambos são cursos de formação de tecnólogos. Assim, não há muita diferença quanto ao tempo de estudo e quantidade de disciplinas, devido ambos precisarem cumprir o mínimo de 2.000 horas, conforme explicado no item anterior (âncora para Quanto tempo dura o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?).

Para decidir entre estes dois cursos, a diferença a ser pensada está no foco da formação. Veja neste texto o item O que estuda análise e desenvolvimento de sistemas (âncora). O foco de tecnologia da informação está na gestão da infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados, segundo o catálogo vigente compartilhado acima.

Note então que os cursos possuem focos diferentes: Um é mais voltado ao desenvolvimento de sistemas de informação e outro à gestão do ambiente/infraestrutura tecnológica. Escolha o seu foco preferido.

— Analise e desenvolvimento de sistemas ou engenharia de software?

Neste caso, a escolha será entre um curso de formação de tecnólogos e outro de formação de bacharéis.

Ambos os cursos são direcionados para carreiras de planejamentos e desenvolvimentos de softwares e sistemas, porém, o bacharelado em Engenharia de Software costuma possuir mais disciplinas teóricas da área de planejamento/projeto de sistemas.

Outra importante diferença está no tempo de duração do curso de tecnólogo, que é sempre menor do que de um bacharelado.

Profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas trabalham com o que?

Dentre as principais atuações do profissional da área de análise e desenvolvimento de sistemas estão:

  •  Modelar, especificar, construir, implantar e validar sistemas de informações.
  •  Projetar sistemas de qualidade, os quais requerem soluções computacionais complexas por meio de algoritmos e programas bem elaborados.
  •  Planejar e gerenciar os sistemas de informações alinhados aos objetivos estratégicos de negócios das organizações.
  •  Prestar assessoria à tomada de decisão na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  •  Desenvolver, implantar e gerenciar sistemas em ambientes computacionais, considerando os conhecimentos de redes de computadores, engenharia de software, linguagem de programação e banco de dados.

–Tem que fazer o curso de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas para trabalhar nesta área?

Quando falamos que o profissional atua na área de análise e desenvolvimento de sistemas, isso não significa obrigatoriamente que o profissional fez graduação no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O profissional desta área pode ser formado em diversos cursos superiores. Os cursos com maior foco nesta área são normalmente: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Engenharia de Software.

Ao escolher atuar nesta área, o profissional terá como possibilidades principais no mercado de trabalho as atividades listadas no item Profissionais de análise e desenvolvimento de sistemas trabalham com o que? (âncora)

Caso escolha ser especificamente um analista de sistemas, o item abaixo explica como este profissional trabalha. Mais à frente, falamos sobre salário do analista de sistemas. (âncora para Quanto ganha um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas?).

Como é o trabalho de um analista de sistemas?

homem computador analise e desenvolvimento de sistemas
Pessoa representando o trabalho de análise e desenvolvimento de sistemas em um computador.

O analista de sistemas é uma das profissões da área de análise e desenvolvimento de sistemas. É o profissional que oferece a solução através do uso de sistemas de informação. Para isso, precisa entender as necessidades do cliente (conhecer bem seu tipo de negócio) e planejar, desenvolver ou modificar sistemas computacionais, garantindo que sejam capazes de suprir as tais necessidades. Basicamente, um analista de sistemas cria e desenvolve soluções computacionais que atendam os objetivos da empresa. Essas soluções são normalmente sistemas/softwares projetados e implantados em uma organização.

O mercado de trabalho para o analista de sistemas é bem amplo. Pode atuar em empresas de tecnologia de pequeno, médio e grande porte. Pode trabalhar como autônomo ou não, tanto em órgão privados como em órgãos públicos. Quanto mais profundo o conhecimento, maior será o crescimento profissional, podendo iniciar a carreira como analista júnior e evoluir para analista senior.

Quanto ganha um profissional?

vetores engrenagem cifrao relogio
Vetores representando os ganhos de um profissional da área.

A carreira de Analista de Sistemas é uma das mais procuradas na área de análise e desenvolvimento de sistemas. O analista de sistemas pode ganhar um salário entre R$ 2.000,00 e R$ 25.000,00, segundo a pesquisa publicada em neste site. Com a formação e a experiência profissional farão com que o analista de sistemas cresça na carreira e seja valorizado pelo mercado de trabalho. Se o profissional possuir competências de liderança, pode chegar a cargos de gerência e diretoria, com salários de 25.000,00 ou mais.

A remuneração deste profissional depende bastante da cidade onde atua, do porte da empresa, da qualificação e experiência. Por isso que é importante não ser apenas um bom técnico, ou seja, não basta ser um bom especificamente na análise de sistemas. Há cursos de Bacharelados que possuem matérias complementares na área de gestão, como é o caso de Sistemas de Informação. Outra opção é fazer uma pós-graduação ou MBA (2 links internos) com foco nas áreas de gestão de processo, gestão do conhecimento, plano de negócios, modelos de gestão, etc. (4 links internos)

Conclusão

Sabemos que a tecnologia é a ferramenta que os profissionais de TI usarão para resolverem problemas, independente do curso de graduação que escolham. Certo? sim! Então a primeira escolha é esta: gostar de trabalhar com tecnologia e inovação. A TI tem que estar sempre inovando e desenvolvendo soluções diferentes e criativas.

Agora, parta para a segunda escolha: o curso de graduação. Comece escolhendo imaginando como deseja estar após 5 anos de formado. Deseja estar em uma função técnica ou gerenciando técnicos? Deseja atuar na área acadêmica como professor ou pesquisador? Essas resposta já lhe direcionam para alguns cursos e descartam outros.

Para escolhas na área de análise e desenvolvimento de sistemas, este texto certamente oferece muita ajuda e esclarecimento quanto às opções de cursos e a situação do mercado de trabalho. Porém, uma dica importante é conversar com profissionais formados nos cursos que forem de seu interesse, principalmente se ainda estiver em dúvida entre dois cursos ou mais.  

Você saberá quando estiver pronto para escolher seu curso de graduação na área de TI. Lembre-se de escolher pelo conteúdo e pela atuação profissional. Não escolha pelo curso com menor preço de mensalidade, caso esteja planejando uma faculdade particular. A melhores faculdades são as que prezam por qualidade na formação, independente se o curso for a distância ou presencial. A área de TI tem muitas oportunidades, mas exige competência. O mercado de trabalho só abre as portas para profissionais preparados. Seja um!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *