Posted in:

Auditoria e controladoria: diferença, mercado de trabalho e formação

Auditoria e controladoria, Auditoria e controladoria: diferença, mercado de trabalho e formação

É comum haver confusão entre os papéis da auditoria e controladoria.

Há quem acredite que as duas áreas possuem atividades muito parecidas ou até mesmo iguais.

Mas, apesar de ambas estarem muito ligadas, elas têm objetivos e características diferentes.

Nos dias atuais, os dois campos estão em expansão.

Isso porque o número de empreendimentos no Brasil tem crescido.

Mas, o que isso tem a ver?

Com a competitividade que se faz presente, a preocupação das empresas em investir na qualidade da gestão, na redução de custos e na simplificação dos processos tende a ser maior.

Por essa razão, buscam alternativas que viabilizem essas necessidades.

A auditoria e a controladoria são algumas delas, principalmente no que diz respeito ao controle e organização financeira.

Dessa forma, a procura por profissionais qualificados, que exerçam essas atividades com maestria, é grande.

E quem investe na carreira, buscando especializações e atualizações, sem dúvida, se destaca entre a multidão.

Ainda mais se combinadas as duas áreas de atuação.

Mas, isso é só um detalhe.

Você pode ter sucesso na carreira escolhendo apenas uma delas.

Então, se ficou curioso para saber mais sobre o assunto e descobrir como está o mercado de trabalho e as formações necessárias para atuar nessas áreas, continue a leitura!

Qual a diferença entre auditoria e controladoria?

Auditoria e controladoria, homem e mulher trabalhando em um escritório.
Qual a diferença entre auditoria e controladoria?

Tanto a auditoria quanto a controladoria são áreas de grande relevância para as organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Enquanto a auditoria verifica a integridade das empresas e sua conformidade com a legislação, com a atividade de detectar pontos fracos e fortes, a controladoria ajuda a evitar que ocorram desvios e a aumentar a transparência nos negócios.

Ou seja, a principal diferença entre a auditoria e a controladoria é que a primeira atua como se fosse um exame de check-up da empresa, realizado periodicamente para verificar se está tudo dentro da conformidade.

E a segunda, por sua vez, realiza um acompanhamento constante de todos os processos internos da organização.

Agora, vamos entender cada uma delas mais a fundo.

Auditoria

A auditoria é a área responsável por realizar o processo de análise financeira de uma empresa.

Nela, são examinados detalhadamente todos os documentos contábeis e ferramentas de supervisão interna com o objetivo principal de identificar falhas de controle, irregularidades ou fraudes – o que integra uma visão de compliance.

Além disso, é a auditoria que executa todas as inspeções internas que visam acompanhar as atividades financeiras da empresa.

É por meio do trabalho da auditoria que o gestor e toda a organização conseguem entender quais são os principais problemas – de onde eles vêm, suas implicações e riscos.

Dessa forma, é possível pensar em estratégias e desenhar um planejamento para melhorar os processos e minimizar os impactos.

Existem dois tipos principais de auditoria: a interna e a externa.

A auditoria interna é feita pela empresa, em uma área específica ou processos pré-selecionados, para verificar e analisar a existência de falhas.

Ela busca auxiliar os gestores a terem mais controle das atividades e, a partir disso, conseguirem minimizar os riscos.

Normalmente, ela é realizada por funcionários da empresa que já conhecem os processos e realizaram treinamentos para se tornarem auditores internos.

No caso da auditoria externa, a execução fica por conta de empresas ou profissionais independentes, especializados e regulamentados.

Ou seja, que não possuem ligações com a organização e são capazes de julgar com um olhar de quem está de fora.

Sendo assim, costumam ser mais críticos.

Afinal, por não vivenciarem os desafios enfrentados pela empresa, dificilmente consideram os obstáculos, e tampouco se comovem com as desculpas.

Seu principal objetivo é o de garantir a segurança da empresa ao realizar a certificação dos registros contábeis e analisar a operação da organização.

Mas, independentemente do tipo de auditoria, uma coisa é certa: esta atividade deve sempre ser realizada por profissionais qualificados e extremamente competentes.

São pessoas que atuam para encontrar não conformidades a fim de permitir que erros e falhas sejam, posteriormente, corrigidos.

Além de, claro, serem responsáveis por contribuir com a redução de oportunidades de fraudes.

Controladoria

A controladoria surgiu da necessidade que as empresas tinham em realizar um monitoramento mais constante dos seus processos financeiros.

Ela é um segmento da administração ou da contabilidade que busca controlar as operações da empresa.

É uma área que auxilia e orienta o gestor a tomar melhores decisões sobre o negócio, pois ela repassa a ele dados e informações mais apuradas e concretas.

Nesse sentido, todo o subsídio fornecido é aplicado para que ações operacionais, táticas e estratégicas sejam postas em prática.

E, dessa forma, sejam favoráveis ao futuro da empresa.

Como o próprio nome já diz, a função da controladoria está totalmente baseada no controle, principalmente dos processos.

Ela ajuda a definir padrões de qualidade que nortearão todos os departamentos da empresa, tendo como base o planejamento estratégico e o orçamento.

Portanto, ela é a responsável por acompanhar se tudo o que foi delineado está ocorrendo, por analisar se o que foi programado está realmente sendo cumprido e se há a necessidade de ajustes.

Em outras palavras, pode-se dizer que a controladoria é quem avalia se as metas estão sendo atingidas, de modo a permitir que os gestores façam mudanças e adaptações para evitar perdas e problemas.

De fato, é uma área que tem impacto estratégico. E que influencia diretamente no funcionamento e na qualidade dos processos.

O que é gestão em auditoria e controladoria

Auditoria e controladoria, um homem e duas mulheres trabalhando em um escritório.
O que é gestão em auditoria e controladoria

A gestão é a capacidade de gerenciar negócios, pessoas ou recursos.

Dessa forma, quando relacionada à auditoria e controladoria, tem a ver com a administração das atividades ligadas a essas áreas.

Os profissionais que desempenham esses papéis têm uma visão mais ampla da situação financeira e dos processos internos da empresa.

Ou seja, especialistas desses segmentos possuem maior controle de todas as informações financeiras e operacionais da organização.

E, por conta desse conhecimento, tornam-se aptos a evitar desperdícios e detectar falhas.

Muito voltadas para o empreendedorismo e a gestão estratégica, as formações em gestão de auditoria e controladoria representam um diferencial para quem já atua nas áreas ou deseja ingressar.

Isso porque, nas últimas décadas, o gestor financeiro deixou de exercer apenas uma função simples e básica de controle das finanças e se tornou alguém que ajuda a formular estratégias e tomar decisões.

A gestão em auditoria e controladoria permite ao profissional orientar e aconselhar os demais setores da empresa e funcionários de forma mais assertiva, uma vez que tem a visão sistêmica da organização.

Mais do que simplesmente entender os números e analisá-los, os profissionais que trabalham nessas áreas possuem criatividade e bagagem para propor soluções inovadoras e apontar novos caminhos.

Mercado de trabalho

Auditoria e controladoria, dois homens e uma mulher trabalhando em um escritório.
Mercado de trabalho

A auditoria e a controladoria são segmentos que fazem parte das áreas de contabilidade e administração.

Por esse motivo, o mercado de trabalho para os profissionais que atuam nesses segmentos é bastante amplo.

Em sua grande maioria, as principais oportunidades para quem trabalha com auditoria e controladoria estão em empresas que operam ou desejam operar dentro da bolsa de valores.

Existem ainda possibilidades em organizações do terceiro setor, bancos, planos de saúde e instituições financeiras.

Além disso, esses profissionais podem ser empregados em multinacionais, indústrias e empresas dos mais diferentes ramos e tamanhos.

Tudo isso porque o aumento do número de negócios no Brasil tem feito com que as organizações, cada dia mais, invistam na qualidade de gestão, na redução de custos e na simplificação dos processos.

E é exatamente nisso que o profissional de auditoria e controladoria atua.

Áreas de atuação

Já dissemos que são muitas as possibilidades de atuação para quem trabalha com auditoria e controladoria.

Mas, vamos falar mais deste assunto agora.

Os profissionais com carreiras mais voltadas para auditoria são aqueles que analisam profundamente toda a situação financeira da empresa, identificando falhas, irregularidades, perdas e lucros.

Já na controladoria, os profissionais realizam um controle constante de todos os processos da empresa, olhando para os mais diversos departamentos, buscando otimizar os procedimentos e avaliar o cumprimento do planejamento estratégico e do orçamento.

Juntas, as duas áreas permitem ao profissional ser mais completo, podendo atuar dentro de organizações, em órgão fiscalizadores, bancos ou como consultores especializados na gestão de empresas.

Além disso, o profissional pode assumir a responsabilidade pela elaboração do planejamento estratégico, que é crucial para o apoio administrativo, trazendo melhorias gerenciais e tomando decisões concretas e assertivas.

São áreas extremamente versáteis que, como vimos, permitem ao profissional trabalhar em empresas públicas e privadas, organizações não governamentais, empresas de contabilidade e auditoria e organizações da área de saúde, dentre outras.

Veja alguns dos principais cargos que podem ser encontrados no mercado:

  • Analista de controladoria
  • Assistente de auditoria
  • Analista de auditoria
  • Auditor de qualidade
  • Consultor de controladoria
  • Assistente de controller
  • Auditor de qualidade
  • Assistente de controladoria
  • Auditor de meio ambiente
  • Consultor de auditoria e controladoria
  • Auditor ambiental
  • Controller
  • Chefe de auditoria
  • Auditor de recursos humanos
  • Supervisor de auditoria
  • Consultor de auditoria interna
  • Gerente de controladoria
  • Auditor
  • Gerente de auditoria
  • Consultor de auditoria externa
  • Auditor fiscal
  • Gerente tributário
  • Leiturista.

Salário

O salário de um profissional que atua com gestão em auditoria e controladoria, segundo o site Educa Mais Brasil, varia de acordo com o tamanho da empresa e a experiência da pessoa na área.

Ou seja, um gestor de nível pleno em uma pequena organização ganha, em média, R$ 8.936,09 por mês.

Já um profissional sênior, empregado em uma empresa de grande porte, possui média salarial de R$ 26.138,07.

Uma pesquisa realizada pela Robert Half apontou os principais salários da área de finanças e contabilidade em 2018 e 2019.

De acordo com ela, um auditor em uma grande empresa recebe mensalmente entre R$ 6.500,00 e R$ 13.000,00.

Enquanto um analista contábil/fiscal pleno possui um salário mensal entre R$ 7.800,00 e R$ 10.000,00.

Um gerente de controladoria, contratado por uma pequena ou média empresa, recebe mensalmente de R$ 11.000,00 a R$ 21.000,00.

E um gerente de auditoria, em uma grande empresa, tem uma remuneração mensal entre R$ 16.000,00 e R$ 28.000,00.

Portanto, dá para notar que, independentemente do cargo, as áreas de auditoria e controladoria têm bons salários.

E, conforme a experiência e a qualificação do profissional, é possível chegar a receber quase R$ 30.000,00 por mês.

Brilhou os olhos por aí?

Então, vamos ver o que você precisa para atuar nesses segmentos.

Formação em auditoria e controladoria

Uma mulher trabalhando em um escritório.
Formação em auditoria e controladoria

Que a qualificação é um fator que pesa na remuneração, nem precisamos dizer.

Por essa razão, se você pretende conquistar salários mais altos, precisa investir em capacitação.

As formações em gestão em auditoria e controladoria são voltadas para profissionais que desejam aprender não apenas sobre finanças, mas também sobre empreendedorismo e gestão estratégica.

Ofertadas normalmente na modalidade de pós-graduação, são formações muito abrangentes e ideais para aqueles profissionais que desejam ter excelentes noções sobre a parte estratégica do negócio.

Além disso, elas também permitem o desenvolvimento de uma visão sistêmica sobre as atividades organizacionais.

Nos cursos, os alunos adquirem conhecimentos técnicos e desenvolvem competências comportamentais e socioemocionais que os preparam para assumir postos de liderança.

De modo geral, os cursos de gestão em auditoria e controladoria têm como objetivo principal atualizar o conhecimento dos alunos sobre os conceitos financeiros, de auditoria e controladoria, ensinar técnicas e ferramentas de gestão, e capacitá-los para ocupar cargos desafiadores.

Para quem é o curso

Estamos falando de dois cursos distintos, oferecidos pela UPIS – Faculdades Integradas.

A pós-graduação em Auditoria e Contabilidade e a pós-graduação em Controladoria e Contabilidade.

No entanto, ambos são voltados para profissionais que exercem funções nas áreas de finanças, controladoria e auditoria e que buscam aprofundar seus conhecimentos.

Mas, por mais que sejam formações voltadas para profissionais de ciências contábeis, administração ou ciências econômicas, elas podem ser feitas por pessoas de qualquer área do conhecimento.

São formações para profissionais ou recém-graduados que possuem o interesse em ter uma especialização.

Sendo assim, são recomendadas para gestores, dirigentes, analistas, assessores ou outros profissionais que desejam se aperfeiçoar na área e também que buscam prestar consultorias contábeis, financeiras, administrativas, consultivas ou tributárias.

O que você aprende

Como você viu anteriormente, os cursos possuem conteúdos voltados para a prática na área de finanças, controladoria e auditoria.

Para tanto, envolvem não apenas aulas teóricas, mas também estudos de casos, simulação de cenários, jogos, seminários, estudos digitais, aulas em laboratório etc.

Com uma duração média entre 12 e 18 meses, os curso de gestão em auditoria e controladoria possuem em sua grade curricular matérias como:

  • Matemática financeira
  • Negociação e administração de conflitos
  • Planejamento estratégico
  • Mercado financeiro
  • Planejamento tributário
  • Economia empresarial
  • Contabilidade financeira
  • Gestão de tributos
  • Auditoria e compliance
  • Gestão de pessoas
  • Controladoria
  • Auditoria contábil
  • Auditoria interna e gestão
  • Auditoria e prevenção de riscos financeiros
  • Ambiente socioeconômico
  • Fundamentos de marketing
  • Normas internacionais de contabilidade
  • Auditoria das demonstrações financeiras
  • Controladoria estratégica
  • Orçamento e controle
  • Capital de giro
  • Gestão financeira
  • Análise de projetos
  • Análise de investimentos
  • Governança corporativa
  • Contabilidade de receitas, contingências e grupos empresariais
  • Métodos de tomada de decisão
  • Ética e sustentabilidade
  • Gestão estratégica de tecnologia da informação
  • Controladoria estratégica
  • Estatística.

É claro que as disciplinas podem variar entre os cursos e as instituições que os oferecem, mas, em todo caso, são assuntos que envolvem não apenas matérias técnicas, mas também de gestão e gerenciamento.

Ou seja, os cursos nessas áreas abrangem conceitos fundamentais de controladoria e auditoria – sob um ponto de vista analítico e prático – e disciplinas que permitem ao aluno controlar e acompanhar os planos econômicos e o planejamento estratégico das organizações.

Conclusão

O artigo chegou ao fim. E, com a leitura dele, você pôde ver que, por mais parecidas que possam ser, as áreas de auditoria e controladoria possuem suas diferenças.

São setores que se complementam e que, atuando juntos, podem ser de grande valia para as empresas.

Enquanto um atua no controle e na organização dos processos dentro da empresa, o outro verifica e avalia como eles estão sendo realizados, com a intenção de identificar falhas e problemas.

Por este motivo, as formações em gestão de controladoria e auditoria se tornaram um grande diferencial competitivo e de destaque no mercado.

Ao trazer conhecimentos não apenas técnicos nas áreas de controladoria e auditoria, os cursos possuem disciplinas voltadas para a gestão empresarial e de pessoas, o que ajuda a formar um profissional mais completo e preparado para o mercado.

Além disso, por serem áreas extremamente amplas e com mercados de trabalho bastante diversificados, a qualificação profissional permite encontrar melhores oportunidades.

Seja em empresas grandes ou pequenas, públicas ou privadas, do setor financeiro ou não, a área de atuação do profissional de auditoria e controladoria é vasta.

Isso porque toda organização precisa ter controle financeiro e processos mais eficazes e otimizados. Concorda?

Então, se você tem interesse em se especializar na área e fazer a diferença com o seu trabalho, conheça a pós-graduação da UPIS em auditoria e contabilidade ou a pós-graduação da UPIS em controladoria e contabilidade.

Ambas, com duração de 360 horas, preparam você para se tornar um profissional completo e qualificado.

Ou, se quiser saber mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a UPIS! Estamos à disposição para responder suas dúvidas.

Gostou do artigo? Então, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *