Posted in:

Dinâmica de Grupo: 7 Tipos Para Você Aplicar Hoje

dinamica de grupo introducao

Uma dinâmica de grupo pode ser a estratégia perfeita em inúmeras situações. Desde o ambiente profissional até o educativo, esse método tem sido utilizado com eficácia para diversos objetivos.

Quando pensamos em dinâmica de grupo, é comum que a mente vá direto ao cenário do processo seletivo. No entanto, essa está longe de ser a única aplicação do método.

No mundo profissional, as dinâmicas são usadas para fortalecer o relacionamento entre equipes e até mesmo durante treinamentos. Elas também podem ter um caráter motivacional e educativo.

Com tantas aplicações, não é de se espantar que esse seja um método tão utilizado.

Nesse artigo, você aprenderá tudo sobre as dinâmicas de grupo, sua importância e aplicações. Trazemos ainda 7 categorias de dinâmica de grupo que você pode aplicar hoje mesmo.

Você confere:

    • O que é dinâmica de grupo?
    • Para o que serve uma dinâmica de grupo?
    • Como aplicar uma dinâmica de grupo?
    • Quais os principais benefícios da dinâmica de grupo?
    • Diferentes aplicações para dinâmica em grupo
    • Como avaliar se minha dinâmica em grupo está funcionando?
    • Dinâmica de grupo e aperfeiçoamento pessoal
    • Dinâmica de grupo e inovação em sua equipe
  • Conclusão

O que é dinâmica de grupo?

Uma dinâmica de grupo consiste em uma atividade realizada em conjunto, a dinâmica de grupo pode ter diferentes objetivos e fazer proveito de diversas metodologias.

Através de brincadeiras, dramatizações e outros exercícios, é possível observar o comportamento e diversas habilidades dos participantes. Também é possível estimular o desenvolvimento de novas habilidades, de empatia e companheirismo.

Para alcançar os objetivos propostos na atividade, a dinâmica de grupo normalmente conta com um facilitador. Ou seja, uma pessoa que está coordenando os exercícios. Dependendo das metodologias utilizadas, o facilitador pode ou não participar da dinâmica.

Uma das principais características da dinâmica em grupo é a interação entre os membros de uma equipe.

Para o que serve uma dinâmica de grupo?

Uma dinâmica de grupo pode ter objetivos bastante diversos. Isso porque essa é uma ferramenta extremamente flexível, que pode ser adaptada a partir de diferentes metodologias.

Confira alguns exemplos de aplicações deste método:

    • Avaliação de candidatos a uma vaga ou promoção;
    • Desenvolvimento de habilidades de liderança;
    • Desenvolvimento de melhores habilidades de comunicação e confiança;
    • Ensino de temáticas diversas para crianças e adolescentes;
    • Estímulo à empatia e trabalho em equipe;
  • Melhoria da percepção de si e dos outros.

E esses são apenas alguns exemplos! As dinâmicas de grupo são usadas, até mesmo, em algumas áreas da psicologia. Elas podem ter objetivos educacionais ou terapêuticos, nesse caso.

Como você pode ver, as dinâmicas de grupo são ferramentas realmente abrangentes.

Como aplicar uma dinâmica de grupo?

dinamica de grupo xadrez estrategia
Aprenda o que você precisa para aplicar uma dinâmica de grupo com sucesso.

Aplicar uma dinâmica de grupo pode parecer simples. No entanto, existem muitos detalhes envolvidos, e cada um deles é fundamental para o bom funcionamento dos exercícios.

Vamos começar falando da metodologia. As melhores dinâmicas de grupo não foram desenvolvidas por acaso. Existem anos de pesquisa, experiência e dedicação por trás das atividades realmente eficientes.

Então, simplesmente pensar em uma dinâmica na hora não é o suficiente. Você precisará de um pouco de pesquisa e planejamento.

Por sorte, não há falta de material que aborda o tema. Você pode encontrar inúmeras apostilas de dinâmicas de grupo na internet — a maioria disponível para download gratuito.

Outro ponto importante diz respeito à qualificação do facilitador para essa tarefa. Ele precisa conhecer bem o exercício a ser aplicado e saber como lidar com os participantes.

Principalmente, o facilitador deve estar consciente das possíveis reações que uma dinâmica estimula e como agir perante a elas.

Por exemplo, se a atividade propõe que os participantes falem de experiências difíceis ou traumáticas, o facilitador deve estar capacitado para oferecer o apoio e tratamento necessários.

Quando os objetivos da dinâmica são de entrosamento, avaliação ou desenvolvimento de determinadas habilidades, o facilitador deve saber o que precisa observar e como estimular as interações.

Dito isso, quando você estudar uma dinâmica de grupo em especial em uma apostila, é muito provável que todas as instruções necessárias estejam disponíveis. O importante é saber que o papel de facilitador carrega bastante responsabilidade e estar pronto para ela.

Quais os principais benefícios da dinâmica de grupo?

As dinâmicas em grupo produzem muitos efeitos positivos em seus participantes. E o melhor: são uma forma de alcançar determinado objetivo de maneira leve e divertida.

Veja alguns dos principais benefícios da dinâmica em grupo:

    • Promove interação e entrosamento entre os participantes;
    • Estimula a criatividade;
    • Cria um ambiente mais harmonioso e descontraído;
    • Encoraja os participantes da deixar a zona de conforto;
    • Pode ajudar a elucidar características e padrões de comportamento de maneira mais eficiente do que outros métodos, como entrevistas;
  • Encoraja o trabalho em equipe e ensina habilidades de resolução de problemas em conjunto.

Os benefícios listados também funcionam como um ótimo guia no momento de escolher a melhor dinâmica de grupo para aplicar. Se a atividade proposta não apresenta essas características, talvez seja uma boa ideia procurar novas fontes.

É interessante ressaltar: a dinâmica de grupo nunca deve deixar seus participantes desconfortáveis ou constrangidos. Muito menos eles devem sentir-se coagidos a participar ou realizar tarefas que não querem.

É muito comum o uso de “micos” para descontrair e deixar as dinâmicas mais divertidas. Eles não são proibidos, mas é preciso ficar atento.

Pessoas diferentes reagem às situações de maneiras distintas: aquilo que é só uma brincadeira para um, pode ser um momento aterrorizante para outro. Cabe ao facilitador impedir que a dinâmica de grupo cause constrangimentos ou ansiedade nos participantes.

Na dúvida, prefira dinâmicas que não utilizem esse componente.

Diferentes aplicações para dinâmica em grupo:

dinamica de grupo diferentes tipos
Com que objetivos a dinâmica de grupo pode ser aplicada?

Agora você já sabe o que é dinâmica de grupo, para que servem e como aplicá-las, de maneira geral. Na nossa opinião, a melhor forma de aprender é: na prática!

Por isso, separamos alguns exemplos de aplicações para dinâmica em grupo. Use eles para se inspirar e entender essa ferramenta mais profundamente:

Dinâmica de grupo para alunos

Como mencionamos, a dinâmica de grupo frequentemente tem propósitos educativos. Infelizmente, elas não são tão utilizadas quanto poderiam ser no sistema escolar atualmente.

Em especial com crianças, as dinâmicas em grupo são uma ferramenta importantíssima. Isso porque, mesmo quando parecem ser apenas brincadeiras, elas estão ensinando habilidades importantes, como:

    • Comunicação;
    • Resolução de problemas em grupo;
    • Habilidades sociais;
    • Habilidades de liderança;
    • Empatia;
    • Inteligência emocional;
    • Trabalho em equipe;
  • Como lidar com vitórias e derrotas corretamente.

Tudo isso pode ser ensinado com uma simples gincana entre duas equipes, por exemplo. Uma ótima sugestão de dinâmica de grupo para alunos do ensino fundamental é a “caça ao tesouro”:

Duas equipes são formadas e precisam resolver uma série de enigmas para encontrar um prêmio, ou “tesouro”. Além de todas as habilidades citadas, essa dinâmica também trabalha o raciocínio lógico, criatividade e competitividade.

Dinâmica de grupo para entrevistas

As entrevistas em processos de seleção são normalmente a primeira situação que nos vem em mente quando o assunto é dinâmica de grupos. No entanto, é nesse campo que encontramos mais exemplos ruins de dinâmicas.

O ideal é escolher atividades que ajudem as características procuradas no colaborador a brilhar.

Por exemplo, se você está procurando uma pessoa extrovertida, a dinâmica de grupo deve oferecer a oportunidade de ser extrovertido — mas não forçar os participantes a isso.

Dessa forma, você encontra os candidatos que realmente possuem essa tendência, ao oposto daqueles que estão simplesmente fazendo o melhor possível para simular ela.

É interessante utilizar dinâmicas competitivas e que coloquem em destaque habilidades como resolução de problemas nesse cenário. Assim, é possível observar:

    • Quais participantes colocam-se em um papel de liderança e quais estão contentes em ser liderados;
    • Quais candidatos lidam bem com a vitória e derrota, sem criar animosidades, ficar irritado ou demonstrar desdém e desrespeito com os outros competidores;
    • Quem são as pessoas que criam soluções criativas e inovadoras para problemas;
    • Quem são os participantes que delegam, organizam ou motivam a equipe;
    • Como os participantes seguem instruções;
    • Se eles possuem a habilidade de confiar na qualidade do trabalho de sua equipe;
  • Entre outros.

Dinâmica de grupo para trabalho em equipe

Uma equipe que se comunica bem e que confia em cada um de seus integrantes é uma equipe motivada e produtiva. Por isso, as dinâmicas de grupo são frequentemente utilizadas para ajudar no entrosamento e socialização de times.

Um ótimo exemplo simples de aplicar é a dinâmica da construção de cubos. Ela é feita da seguinte maneira:

    • Cada equipe deve construir 15 cubos com o material oferecido em uma hora.
    • A equipe 1 recebe: 2 cartolinas, 1 régua, 2 lápis, 3 tesouras, 1 cola.
    • A equipe 3 recebe: 2 cartolinas, 3 réguas, 2 lápis, 2 tesouras, 1 cola.
  • A equipe 3 recebe: 2 cartolinas, 2 réguas, 2 lápis, 1 tesoura, 1 cola.

O facilitador deve observar como os integrantes se dividem, quais papéis escolhem e como delegam as tarefas. Esse exemplo visa estimular a colaboração.

Outras dinâmicas eficientes para a melhoria do trabalho em equipe são aquelas na qual a execução das tarefas depende diretamente da:

    • Confiança nos outros membros;
    • Comunicação clara e direta;
  • Colaboração.

Dinâmica de grupo para professores

Alunos não são os únicos que podem se beneficiar com as dinâmicas! Os educadores também podem aproveitar diversas atividades para participar mais da educação de seus alunos, construir laços importantes com seus colegas de trabalho e desenvolver novas formas de ensinar.

Ser educar não é uma tarefa fácil. Por isso, bastante das dinâmicas para professores está voltada a motivação e auto valorização, como é o caso desse exemplo, a dinâmica do espelho:

    • Você vai precisar de uma caixa fechada com um espelho dentro para cada um dos participantes.
    • Reúna o grupo em um círculo, sem que abram as caixas.
    • O facilitador deverá falar sobre uma imagem dentro da caixa, que retrata uma pessoa muito valiosa para todos naquela equipe. Ele deve estimular a curiosidade o máximo possível.  
    • Em seguida, deve chamar os participantes, individualmente, para olhar dentro da caixa, sem revelar aos outros o que viu.
  • O participante deve ser instruído, então, a falar sobre características da pessoa que viu na caixa — ele — para os outros. Ele deverá falar na terceira pessoa e explicar ao grupo porque aquela pessoa é importante para a equipe.

Isso ajuda os mestres a refletirem sobre seus diferenciais, atributos, sua missão de vida, estimula seu processo de autoconhecimento e no empoderamento profissional e pessoal.

Dinâmica de grupo para empresas

Empresas podem fazer uso das dinâmicas de grupo em inúmeras situações. Desde o recrutamento até treinamentos.

Confira algumas ideias de dinâmicas que você pode aplicar em qualquer setor de uma empresa:

Desenvolvendo a confiança:

    1. Vende os olhos de todos os participantes.  
    1. Conduza cada participante até um local diferente, sem comentar nada. Pode ser o mesmo cômodo ou outro.  
    1. Não há problema de mais de uma pessoa ser levada ao mesmo cômodo, mas não diga a ela que tem mais uma pessoa na sala e que ela também está vendada.
  1. Terminada a separação, fale para todos tentarem voltar à sala ou ao ponto de início.

Aos poucos, os participantes começarão a falar e perceber que não estão sozinhos. A tendência é que eles comecem a se ajudar para chegar onde precisam.

Se conhecendo melhor:

    1. Peça para que cada participante escreva um anúncio classificado sobre ele mesmo, se oferecendo para um serviço, curso ou algo semelhante. Ele não deve escrever seu nome na folha.
    1. Os classificados são afixados na parede e os participantes devem ler os anúncios e durante 20 minutos tentar descobrir quem são as pessoas anunciadas.
  1. Em seguida o coordenador deve perguntar:
    a) quem se reconheceu através dos anúncios classificados,
    b) quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito,
    c) como cada um se sentiu ao ver seu anúncio sendo lido pelos outros,
    d) o que falta para que o grupo se conheça melhor.

Dinâmica de grupo motivacional

A motivação é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer grupo. Por isso, existem muitas dinâmicas que visam estimular esse sentimento.

Um bom exemplo é a dinâmica da carta para si mesmo. Distribua folhas de papel, canetas e peça para que os participantes escrevam cartas sobre como se sentem no momento e quais são as expectativas para os próximos 60 dias.

Passado o tempo previsto, você deve entregar as cartas para os funcionários. Após a leitura motive os colaboradores a dizer quais os pontos melhoraram nos últimos dias e quais são aqueles que ainda precisam melhorar, e como isso pode ser alcançado.

Dinâmica de grupo para liderança

As dinâmicas de grupo voltadas para a liderança normalmente têm como objetivo identificar líderes em potencial. Mas isso não significa que elas não possam, também, ser usadas para desenvolver habilidades de liderança.

Um bom exemplo é a dinâmica da construção de torres:

    • Você precisará de vendas e palitos de fósforo.
    • O facilitador inicia a dinâmica informando a todos que devem construir torres: quanto mais altas, melhor.
    • Os grupos deverão ser divididos em quatro pessoas: um operário, um supervisor e dois observadores.
    • O operário tem os olhos vendados e, sob a orientação do supervisor, deve montar a torre com palitos de fósforo, dispostos paralelamente, formando um quadrado, dois sobre dois.
    • Os observadores tomam anotações da relação entre supervisor e operário.
  • A seguir, invertem-se os papéis do operário e supervisor. Em um segundo momento, os observadores assumem o lugar de operário e supervisor, e os que ocupavam essa função serão observadores.

Como você pode imaginar, essa dinâmica incentiva o desenvolvimento de habilidades de liderança, bem como o uso de estratégias criativas de resolução de problemas.

Como avaliar se minha dinâmica em grupo está funcionando?

Para avaliar a eficácia das suas dinâmicas de grupo, você deve ter seus objetivos claros antes de começar. Assim, é mais fácil determinar indicadores importantes para suas conclusões.

Dito isso, fique atento a alguns sinais que podem indicar que a dinâmica de grupo não está funcionando como esperado:

    • Os participantes não gostam das dinâmicas e tendem a evitá-las se possível;
  • Você percebe que as equipes estão sendo mais agressivas do que competitivas entre si.

Nesses casos, pode ser necessário fazer ajustes. Não desista: muitas vezes, atividades diferentes ou com outro objetivo podem funcionar melhor!

Conclusão

dinamica de grupo times estrategia
A dinâmica de grupo pode ser aplicada com os mais diversos objetivos.

A dinâmica de grupo é uma ferramenta eficaz e versátil. Suas vastas possibilidades de aplicação a tornam uma das favoritas para empresas, seleção de candidatos e até mesmo para educadores!

Nesse artigo, você aprendeu mais sobre as dinâmicas de grupo, suas aplicações e benefícios. Incluímos até mesmo alguns exemplos de atividades que você pode aplicar hoje mesmo. Elas não precisam de materiais muito elaborados, então são perfeitas para começar!

E você, aplica alguma dinâmica no seu dia a dia? Divida sua experiência conosco e conte mais sobre sua opinião quando o assunto é dinâmica de grupo!

Se ficou com alguma dúvida, é só perguntar nos comentários! Obrigado por ler até aqui e até a próxima!

2 Comments

Leave a Reply
  1. Olá pessoal,
    Muito interessante o conteúdo do artigo, útil para vida pessoal e profissional.
    parabéns!
    Gilmar Marques
    professor e consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *