Posted in:

O que é pós-graduação e quem pode fazer esse tipo de curso?

pos graduacao

O que é Pós-graduação?  No Brasil, ela pode ser oferecida por qualquer empresa privada ou pública. Será verdade essa afirmação?

A resposta à indagação apresentada remete ao conceito sobre a habilitação de qualquer entidade. Conforme a LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as disposições do artigo 7º da referida lei.

Portanto, a oferta de cursos de pós-graduação somente pode ser realizada por entidades autorizadas pelo Governo Federal, Estadual ou pelo Distrito Federal em atuar em ensino superior.

E com esse texto você reduzirá suas dúvidas inclusive onde fazer uma PÓS e se deve pagar mais por um curso e por qual motivo. Mas, antes de continuar lendo, fique com a mensagem de fazer um curso a cada dois anos. Por meio da pós-graduação você se atualiza de forma muito mais ampla e muito rápida.

O que é pós-graduação?

É muito simples entendermos o que é pós-graduação. E assim, eu gostaria de situar você sobre as instituições de ensino superior habilitadas.

Existem três categorias de instituições tidas como de educação superior: faculdade, centro universitário e universidade. Fazendo parte do primeiro grupo, faculdade, encontramos as faculdades integradas.

São as instituições dessas categorias que podem oferecer cursos de pós-graduação e ainda precisam estar regulares diante da legislação vigente em cada momento, conforme já mencionado.

À guisa de exemplo, é importante prestarmos atenção com as instituições que atuam perto de nós e que possuem origem em outro país. Essa preocupação tem sentido, pois, nem sempre estão regulares.

Ao abrirmos a Internet e buscarmos por cursos de pós-graduação aparece-nos na tela uma lista de cursos oferecidos por diversas entidade e muitas delas com nomes, que nos chamam à atenção, porém, não necessariamente autorizadas para atuarem em tal campo.

Para verificarmos se uma instituição está regular basta acessarmos o portal do MEC. Aliás, se você ainda não teve a oportunidade de acessar o site do  Ministério da Educação, aproveite por meio dele para buscar outras informações correlatas, que nos ampliam a visão e permitem esclarecer outras dúvidas.

Dentro desses cenários, encontramos cursos que se destinam a qualquer pessoa que possua uma graduação em ensino superior.

E continue lendo para mais esclarecimentos sobre o que é pós-graduação.

Qual a diferença de graduação e pós-graduação?

formatura pos graduacao homem grisalho jovem formanda terno cinza
Homem de cabelos grisalhos e terno cinza junto a uma jovem com traje de formatura segurando um diploma. Parecem felizes por comemorar a pós graduação da garota.

Em muitas oportunidades lemos ou ouvimos que o curso de engenharia é uma graduação, que o curso de administração é uma graduação e que a licenciatura em letras é uma graduação, por exemplo.

A graduação é o primeiro nível de um curso superior devendo conter um elenco próprio de disciplinas conforme cada área e deve exigir do aluno o cumprimento de um mínimo de horas.

E logo dizemos que no nível superior nem todo o curso superior é considerado uma graduação. Entretanto, um alumnus, palavra que vem do Latim significando ex-aluno em nossa língua, com o título de tecnólogo de licenciatura ou de bacharelado detém um curso de graduação.

E quem possui uma graduação detém o direito de fazer um curso de pós-graduação, desde que atenda a alguns requisitos específicos, como conhecimento prévio básico para acompanhar o desenvolvimento do curso. As exigências variam de área para área.

Nesse panorama, deixo para você refletir sobre quais requisitos uma jovem de 25 anos, graduada em engenharia civil devem ser cumpridos, para que ela possa fazer a pós-graduação Enfermagem UTI Neonatal. Pode-se chegar a conclusão que a engenheira, tendo cursado apenas esse curso, não tenha os pré-requisitos suficientes para ingresse nesta pós-graduação.

Portanto, a pós-graduação constitui-se de um elenco de estudos oferecido por instituições de ensino superior a pessoas que possuam graduação.

A pessoa que possui graduação precisa ter seu título válido no Brasil. Com isso, se o título foi obtido no Exterior, é fundamental que o mesmo esteja revalidado, isto é, tenha validade nacional, cuja tarefa é realizada por uma universidade pública brasileira.

É muito importante que o interessado em uma pós-graduação, ao chegar de volta ao território nacional, imediatamente, busque e identifique a universidade e os requisitos para a revalidação. Isso evitará dissabores, desapontamentos e frustrações.

O processo de revalidação é relativamente simples. O site do MEC oferece todas as informações e orientações para o referido procedimento.

O que é pós-graduação stricto sensu

jovem moleton cinza biblioteca estudo
Jovem sorrindo para a câmera antes da prova da pós graduação.

A pós-graduação pode ser do tipo stricto sensu ou lato sensu. Essas expressões vêm do Latim significando sentido estrito ou sentido amplo, respectivamente.

A pós-graduação stricto sensu é caracterizada pelos cursos de mestrado e doutorado enquanto os cursos lato sensu são aqueles que são chamados de especialização, cujos certificados trazem a palavra ESPECIALIZAÇÃO.

É importante ressaltar que os cursos de pós-graduação no seu formato de especialização possuem o mínimo de 360 horas. Também é importante registrar que os cursos de mestrado e doutorado têm uma linha voltada para o desenvolvimento acadêmico aliando a pesquisa como um dos fundamentos de trabalho. Esses cursos devem estar devidamente registrados junto a CAPES.

O que é pós-graduação stricto sensu fica assim melhor esclarecido para o seu alinhamento e compreensão.

O que é pós-graduação lato sensu

jovens pos graduacao
Jovens conversando sobre sua pós graduação.

Qualquer instituição de ensino superior credenciada com ofertas de cursos de graduação autorizados pelo MEC está apta a estabelecer e oferecer cursos de pós-graduação.

Mas, há um aspecto importante a ser observado, pois, os cursos de pós-graduação lato sensu podem ser disponibilizados desde que a faculdade, centro universitário ou universidade possuam em funcionamento regular o curso de graduação alusivo ao assunto tratado no curso lato sensu.

Por exemplo, a faculdade, que possui curso de graduação em Veterinária, Agronomia e Ciências Contábeis, pode oferecer cursos como Radiologia para Cães e Gatos, Agricultura de Precisão e Controladoria e Contabilidade, porque estes três assuntos estão no campo de estudos dos três cursos de graduação do nosso exemplo.

Evidentemente, o número de cursos disponibilizados depende da quantidade de assuntos disponíveis, portanto, não há limite, dependendo exclusivamente da quantidade e da qualificação dos professores, que podem pertencer ao quadro permanente ou não.

Para sua segurança, a legislação que está regulando a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pode ser consultada no Diário Oficial da União constando de duas resoluções, a Nº 4, publicada no dia 4 de dezembro de 2018, e a Nº 1, publicada no dia  6 de abril de 2018, ambas pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Portanto, é muito importante que seja verificada a competência da instituição que está oferecendo cursos de especialização, para que sejam evitadas surpresas no instante de fazermos a atualização do nosso curriculum vitae com os cursos de especialização.

Também devemos cuidar para não haver confusão entre curso de especialização e curso de extensão, mesmo que um curso de extensão tenha 360 horas ou mais. E, dessa forma, fica melhor entendido o que é pós-graduação.

Para os cursos de extensão universitários pode ou não ser exigido graduação completa enquanto para ingresso em um curso de especialização o pretendente precisa ter curso de graduação.

O que é melhor, pós-graduação ou especialização

garota oculos batom vermelho camisa branca minimalista agenda notebook
Garota jovem de óculos sorri ao editar no computador seu último trabalho antes do fim da pós graduação.

Imaginemos uma pessoa jovem com um bacharelado em Administração e que o tenha terminado em 2016. Imaginemos ainda que ela trabalha na área de marketing.

Ao fazer Administração, a jovem pessoa estudou finanças, administração de pessoas, liderança, marketing, produção entre outros assuntos.

Buscando melhorar sua posição e tendo uma oportunidade na qual deve alavancar a sua companhia para outro patamar de negócios com a utilização intensa da internet, o conhecimento no campo de marketing digital passa a ser para ela essencial. A empresa deu a ela oportunidade para, em um ano, ganhar o conhecimento e aos poucos nesse espaço de tempo inserir a sua organização no competitivo cenário do mundo das mídias digitais.

Ela ficou com a oportunidade e imediatamente decidiu fazer uma pós-graduação de no máximo 12 meses para atualizar seus conhecimentos.

Eis aqui um exemplo no qual a pós-graduação tem influência fundamental, pois, além de ganhar o conhecimento, a jovem ainda reforça o seu curriculum vitae com duas linhas indicando a referência da pós-graduação realizada em uma instituição de renome.

Entretanto, por uma questão de custo, a pessoa profissional poderia ter optado por um curso de extensão igualmente com 360 horas. Enquanto pela pós pagaria o equivalente a dois salários seus, pelo curso de extensão pagaria apenas a metade.

Mas, por qual motivo é importante a pessoa se matricular numa pós-graduação e não num curso de extensão? A resposta é muito simples. Para que o curso de pós seja oferecido, a instituição que o oferece deve disponibilizar para o curso um corpo docente com pelo menos 30% de mestres, doutores ou pós-doutores. Isso serve de referência acadêmica importante, reforçando a titulação recebida.

Também é interessante ressaltar nessa linha de raciocínio sobre quanto vale um profissional fazer uma pós-graduação que custa mais se comparado o seu valor com o de outras instituições sem renome.

Aqui vale uma pequena história vivida por mim recentemente. Há algum tempo dirigi-me a uma loja de uma operadora de telefonia. Fui muito bem atendido e em minha frente estava a vendedora muito bem preparada, entendendo de forma clara tudo que eu estava solicitando. Na continuação do atendimento, enquanto ela tomava nota de alguns dados e fazia alguns cálculos, fiz algumas perguntas:

    • eu: o que você está estudando?
    • ela: terminei Biologia na Universidade
    • eu: excelente. Qual curso de pós-graduação na área de administração você irá fazer para tornar a sua competência ainda maior do que já é?
    • ela: irei fazer mestrado.
    • eu: hummm. Em qual área?
    • ela: Biologia.
    • eu: em qual instituição?
  • ela: naquela que eu conseguir pagar.

Então, fiquei pensando de que forma ela iria qualificar melhor o seu curriculum. Será que qualquer instituição qualificaria? Ou seria melhor buscar uma Universidade de renome, e por consequência, com o curso com valor bem mais alto.

O preço de um curso pode representar um custo e não investimento na sua própria via. Quantos profissionais fazem um curso barato e depois ficam desempregados!

Vale a pena pagar mais, conforme Marco Zanini, do Jornal Valor Econômico, comenta.

Na medida em que já ficou claro o que é pós-graduação, a pergunta “quem pode fazer uma pós-graduação?” passa a ter sentido, pois em nível universitário, isto é, graduação, são oferecidos os cursos de tecnologia com duração que se estende de 4 a 8 semestres com carga horária mínima de 1.600 horas. São oferecidos os bacharelados com duração de 4 a 6 anos e as licenciaturas que começam com 7 semestres.

Por exemplo, o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos está perfeitamente habilitado a fazer um ou mais cursos de pós-graduação na área de administração assim como o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também está apto a fazer um curso de pós-graduação no campo da tecnologia da informação.

Pós-graduação para dar aula

professor terno sala de aula pos graduacao
Professor apresenta aula para seus alunos da pós graduação.

A pós-graduação para dar aula é uma expressão que se revela como pergunta e é feita por pessoas que possuem um bacharelado e muito gostariam de lecionar no ensino médio, por exemplo.

Essas pessoas podem dar aula? Se não podem, como podem resolver a questão, já que o foco delas e o desejo é oferecer a sua vida para o ensino e aprendizado de crianças e adolescentes. E aqui abro um pequeno parênteses para referenciar três termos que são muito importantes serem destacados, pois, é muito comum todos serem referidos como pedagogia. Tratam-se de pedagogia, andragogia e heutagogia, os quais são tratados em outro texto.

Há um texto, muito interessante plantado no site do MEC, que vale a sua leitura e elucida o tema.

A outra pergunta que vem é sobre a oferta de cursos de pós-graduação voltados para preparar interessados ou mesmo atualizar no campo de didática, como pedagogia, ensino e aprendizado no ensino médio, por exemplo.

O que é MBA?

O termo MBA é uma sigla que vem da expressão em inglês Master of Business Administration e que se trata de um curso voltado para egressos de qualquer curso de graduação. Como o próprio nome induz, o curso explora o contexto de mundo da administração incluindo marketing, administração e contabilidade.

Pós-graduação ou MBA

Os dois termos são utilizados e tem o mesmo valor de importância, já que ambos referem-se a cursos que são realizados por qualquer profissional detentor de um curso de graduação e que tenha o diploma registrado e válido no Brasil.

Conclusão

escritoiro pessoas computadores clean
Pessoas corrigindo trabalhos de pós graduação.

A maioria dos cursos de pós-graduação é oferecida com aulas presenciais disponibilizadas duas vezes por semana a noite, de segunda a sexta-feira ou ainda durante todo o dia, aos sábados ou domingos.

Há outros cursos com formatos diferenciados, com a garantia para a realização do curso no espaço de tempo de alguns poucos meses.

Entretanto, seja como for, a duração alcança 10, 12, 15 e até 24 meses dependendo exclusivamente da carga horária e da frequência dos encontros estabelecido por cada curso. Dentro deste formato, todos os profissionais podem se dedicar ao desenvolvimento e à participação de um curso de pós-graduação, ao final do qual estará em outro patamar de conhecimento, podendo, se for o caso, iniciar outro e assim nunca parar de estudar.

Com esse texto busco direcionar você para um entendimento sucinto de como funciona, do que é, para quem se destina e sobre as vantagens desse tipo de curso, podendo responder o que é pós-graduação.

Qualquer curso de pós-graduação oferecido por instituição de renome e reconhecida por sua competência deve ser feito por um profissional para buscar atualização de conhecimento ou ter visão de outras áreas e, em ambos os casos, agregar valor ao currículo, o qual poderá ser o seu.

Identifique o seu curso e a sua instituição e vá, agora, ao encontro da ampliação do seu conhecimento e do enriquecimento de seu curriculum vitae.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *